Direito Empresarial e as suas características
Conheça os principais norteadores do direito privado voltado às empresas
O Direito Empresarial é a área do direito privado que tem um olhar específico para as empresas e para o mundo dos negócios. E, muito mais do que resolver conflitos, essa área do direito existe para evitar que uma empresa encontre problemas em seu caminho.
O papel do Direito Empresarial
Os empresários precisam recorrer ao Direito Empresarial antes mesmo de possuir uma empresa. Isso porque, um advogado especializado é essencial para o registro de marca, abertura da sociedade e regularização do negócio.
Um jurista também está presente nas principais conquistas de crescimento da empresa, como na fusão de sociedades e na elaboração de contratos personalizados.
E, o mais importante, o advogado da empresa também está lá na hora da crise, quando é preciso resolver conflitos de interesse, recuperar ou encerrar a sociedade e responder judicialmente em nome do negócio.
É por isso que o Direito Empresarial é tão importante. Os profissionais da área estão presentes em todas as etapas de uma empresa, atuando como conselheiros, defensores e lutando pelo mesmo objetivo que o empresário: o sucesso da empresa.
Principais características do Direito Empresarial
Para garantir a sua eficácia, o Direito Empresarial possui algumas características que norteiam suas ações e interpretações. Veja quais são elas:
- Cosmopolitismo
As relações modernas no mundo dos negócios não se limitam ao regional, elas se expandem e alcançam o mundo inteiro. Por isso, é preciso que essa área do direito seja abrangente e aplicável para qualquer lugar do globo.
- Informalismo
As decisões e transações comerciais não podem ser burocráticas e complexas, afinal, tempo custa dinheiro. Um grande desafio para essa área do direito, é saber lidar com informalismo e flexibilidade, de forma que não atrapalhe o movimento comercial.
- Fragmentariedade
Essa característica representa a capacidade do Direito Empresarial de se basear em diversos códigos legais aplicáveis, além do próprio.
- Onerosidade
Inegavelmente, as empresas possuem fins lucrativos. Devido a isso, o Direito Empresarial também tem um olhar específico para os interesses econômicos.
- Individualismo
O individualismo representa a atenção que se tem ao interesse particular e ao setor privado.
- Dinamismo
A economia e o mercado estão em constante transformação. A todo momento surgem novas tecnologias, novas metodologias e novas empresas. É por isso que uma das características mais importantes é o ser dinâmico, para lidar e se posicionar em meio a essas mudanças.
A sua empresa precisa do Direito Empresarial como aliado
Fica claro que o Direito Empresarial é o maior aliado das empresas, buscando os mesmos objetivos do empresário. Então, se você ainda não tem profissionais da área para representar e lutar pelo sucesso do seu negócio, está na hora de encontrar o seu advogado.
Conheça a Rov Lawyer e o que ela pode fazer por você e pela sua empresa!
Post a comment