De que maneira a Reforma da Previdência já está impactando os trabalhadores?
A tão comentada Reforma da Previdência já mostra alguns impactos na vida dos trabalhadores. Confira os detalhes sobre essas mudanças!
O que é a Reforma da Previdência?
Inicialmente é preciso entender a Previdência Social. Ela é um seguro financeiro e direito dos trabalhadores, que recebem determinada quantia ao se aposentarem ou em caso de invalidez.
A tão comentada Reforma da Previdência, é um projeto do governo de reformulação das regras e normas desse sistema. O objetivo dessa reformulação é reduzir o déficit financeiro, já que atualmente a Previdência mais gasta do que recebe, devido ao grande aumento de expectativa de vida da população.
Os impactos da Reforma da Previdência na vida do trabalhador
Com a reforma, algumas mudanças já começam a impactar a vida dos trabalhadores. Confira as principais alterações no sistema previdenciário:
- Aumento da idade mínima para aposentadoria
A partir de agora, a idade para mulheres trabalhadoras urbanas se aposentarem deixa de ser 60 anos e passa a ser 62. Homens continuam se aposentando com 65 anos.
A regra muda em alguns setores. Professores homens se aposentam com 60 anos e mulheres com 57 anos. Os policiais homens e mulheres se aposentam com 55 anos. E por fim, trabalhadores rurais homens se aposentam com 60 anos e mulheres com 55 anos.
- Aposentadoria deve seguir ambos os requisitos de idade mínima e de tempo de contribuição
Agora, a aposentadoria só é possível quando ambos os requisitos são preenchidos, idade mínima e tempo de contribuição. Além da idade, homens precisam de 20 anos de contribuição para receberem o benefício, enquanto mulheres precisam de 15 anos.
No setor público, a regra muda. Ambos precisam de 25 anos de contribuição, podendo ser 20 anos como servidor público e 5 anos no último cargo.
- Alíquotas de contribuição serão progressivas de acordo com salário
Essa é uma mudança importante, que diz respeito à quantia que é descontada do salário de cada trabalhador. As novas alíquotas são progressivas e o percentual varia de acordo com a faixa de salário. Basicamente, quem recebe mais, terá um desconto maior e quem recebe menos, um desconto menor.
- O cálculo do benefício será baseado na média do histórico total de contribuições
Por fim, a última mudança mais relevante é a forma como o cálculo do valor do benefício será realizado. Agora, ele será realizado com base na média de 100% do histórico de contribuições do trabalhador.
Além disso, o beneficiário precisará de 35 anos (mulheres) ou 40 anos (homens) de contribuição para receber 100% do benefício da aposentadoria. Com o tempo mínimo (informado acima), o trabalhador recebe apenas 60% do total.
Como garantir os seus direitos?
Você tem dúvida se está recebendo corretamente os seus benefícios previdenciários? Não deixe de lutar pelos seus direitos e conte com a Rov Lawyer para estar ao seu lado!
Fale conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar.
Post a comment