Conflito empresarial: Conheça outras formas de resolver além do processo jurídico
Conflito empresarial: Conheça outras formas de resolver além do processo jurídico
Descubra como a negociação, mediação ou a arbitragem podem ajudar na resolução dos conflitos empresariais
A área jurídica é rica em modalidades e formas de ajudar empresas e pessoas, não se resumindo apenas em processos e ações, o direito oferece mais de 3 opções para conflitos empresariais. O uso correto desses métodos proporciona uma resolução muito mais rápida e de qualidade, mas infelizmente muitas pessoas não conhecem ou não sabem a diferença.
Para que você conheça melhor quais são essas opções, conheça a negociação, mediação e arbitragem:
Negociação
A negociação é um processo em que duas partes em um conflito ou desacordo tentam chegar a uma resolução juntas. Durante uma negociação, as partes ou seus representantes (advogados) discutem as questões para chegar a uma resolução.
Antes de uma negociação, cada parte deve consultar um advogado. A consulta a um advogado permite que cada parte conheça bem seus direitos e deveres para o assunto que deseja resolver.
Mediação
A mediação é um processo em que uma pessoa neutra ajuda as partes a discutir o assunto e chegar a uma resolução.
Uma pessoa neutra é uma pessoa que não apoia nenhuma das partes no conflito. Essa pessoa é chamada de mediadora e ajuda as partes a se comunicarem. Um mediador garante que a comunicação entre as partes seja justa e honesta. O mediador não é um juiz ou árbitro e não pode tomar partido de nenhuma das partes, dar aconselhamento jurídico ou prestar aconselhamento. Os mediadores podem ajudar esclarecendo questões, identificando preocupações e ajudando as partes a entender os interesses umas das outras. O mediador pode ajudar as partes a chegar a um acordo entre elas, mas não forçará as partes a uma solução durante a mediação.
A mediação ocorre em privado e as decisões tomadas são privadas. A mediação pode ocorrer pessoalmente, onde as partes se encontram pessoalmente para discussões. Ou, as partes podem ser colocadas em locais separados onde o mediador comunica informações entre as partes.
Arbitragem
A arbitragem é um processo em que um terceiro neutro toma uma decisão. Os tomadores de decisão na arbitragem são chamados de árbitros . Pode haver um árbitro ou vários.
O árbitro organizará uma reunião entre as partes para determinar quais questões precisam ser resolvidas durante a arbitragem. Cada árbitro ouve as partes apresentarem seu caso e suas provas de apoio. Os árbitros também podem solicitar a cada parte que forneça seu caso e provas de apoio por escrito (chamadas, submissões escritas).
Depois de ouvir os lados da história de ambas as partes, o árbitro tomará uma decisão (da mesma forma que um juiz faria no tribunal). As decisões arbitrárias às vezes são chamadas de sentenças . As sentenças arbitrais são geralmente finais e obrigatórias. Uma sentença pode ser apresentada em tribunal e executada como se fosse uma decisão judicial. Muitas vezes, pode levar muito tempo para receber uma sentença de arbitragem.
A arbitragem é comumente em disputas comerciais, questões de consumo e emprego, disputas familiares ou disputas de sinistros de seguros.
A arbitragem tem muitas vantagens sobre audiências judiciais e litígios. Por exemplo, a arbitragem pode ser mais rápida, mais flexível e menos argumentativa, intimidadora e cara.
Post a comment